domingo, 21 de agosto de 2011

Jogos Tabuleiro

Apresentamos os jogos de tabuleiro. Daremos início a uma nova rubrica, Jogos de Tabuleiro, os quais são muito bons para desenvolver o raciocínio.
Os seguintes jogos foram retirados do blogue Mário Brinquedos.

Ludo Crescente: Para começar, sorteia-se com o dado quem joga primeiro. Neste jogo de adição, cada jogador começa colocando a sua ficha na casa de número 1 e deve, quando chegar a sua vez, jogar o dado e avançar o número de casas indicado nele. Ganha aquele que primeiro chegar à casa de número 37.

Ludo Decrescente: É basicamente o oposto do Ludo Crescente. Aqui os jogadores começam no número 37 e utilizam subtrações com os números sorteados no dado para chegar primeiro até a casa de número 1.

Avançando com o Resto: É o jogo mais interessante dos três, e também o mais complexo matematicamente, tratando-se de divisão com resto. Assim como no Ludo Crescente, cada jogador (ou equipe) inicia na casa de número 1. Porém neste jogo, a cada vez que se joga o dado deve ser feita uma divisão onde: (1º) O dividendo é o número da casa onde está a sua ficha; (2º) O divisor é o número de pontos obtidos no dado; (3º) O resto determina o número de casas que o jogador avançará. Por exemplo: Se o jogador estiver na casa de número 14 e tirar o número 5 no dado, ele deverá fazer a divisão de 14 por 5, cujo resultado é igual a 2 e o resto igual a 4. Assim sendo, o jogador deverá avançar 4 casas em relação à sua posição atual (14) e irá parar na casa de número 18. O jogador que, na sua vez, efetuar o cálculo errado não pode avançar com sua ficha e deve passar a vez ao próximo jogador. Para vencer, o jogador deverá obter um resto que o faça chegar exatamente à casa de número 37 sem ultrapassá-la. Caso o número 37 seja ultrapassado o jogador fica no mesmo lugar e precisa aguardar a sua vez para jogar novamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário