Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2018

O Lúdico como ferramenta no ensino da Matemática


O Lúdico como ferramenta no ensino da Matemática

Luciana Verêda da Silva
Clenilson Panta Angelim

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas, exploratórias, teóricas e qualitativas. Tem como principal objetivo fazer uma análise e reflexão sobre a importância de se trabalhar com o lúdico no ensino de matemática, enfatizando principalmente as contribuições encontradas nesse processo, reforçando que o lúdico pode e deve ser uma ferramenta positiva no ensino da matemática. Ressalta suas contribuições nas aulas de matemática, tanto para o professor quanto para a criança, principalmente nos primeiros anos do ensino (infantil e fundamental I), sabendo que o lúdico beneficiará de maneira significativa para o desenvolvimento intelectual e potencial de cada criança. Apresentar ainda que através do lúdico inserido no ensino de matemática, irá trazer um resultado positivo com relação ao aprendizado das crianças, pelo brincar. Conceituar o termo Lúdico como sendo qualidade daquilo que estimula através da fantasia, do divertimento ou da brincadeira, na visão de alguns autores reforçar esses conceitos percebendo o quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos estudantes ainda crianças, mas ainda citar alguns jogos que auxiliam no processo de alfabetização matemática, bem como suas contribuições nessa área do conhecimento matemático.

Palavras-chave: Lúdico, Aprendizagem matemática, e Educação matemática.

Sem comentários:

Enviar um comentário